.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Cursos
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
. .
 
  Lato sensu >>
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
Projetos MidiaCiência
. .
  MidiaCiência Notícias
. .
. .
 
. .
 
. .
. .
 
   Lato sensu - Disciplinas, horários e professores

.


- Primeiro semestre de 2007:

Oficina de Jornalismo Científico I: Introdução às Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação.

Profs. Drs. Amarildo Carnicel e Vera Regina T. Camargo
9 às 10:30 h.

ES-695 Estudos Sociais da Ciência da Tecnologia.

Profs. Drs. Maria da Conceição da Costa e Lea Velho.
10:50 às 12:10 h.

ES-644-Ciência, Tecnologia & Sociedade.

Profs. Drs. Sérgio Queiroz e Maria Beatriz M Bonacelli
14:00 às 15:40 h.

ES-646- Fontes de Informação em Ciência & Tecnologia

Prof. Dr. Marcelo Knobel e Yurij Castellfranchi
16:00 às 17:10 h.

 

- Segundo semestre de 2007:

Oficina de Multimeios

Profs. Drs. Adilson Ruiz, Fernando Tacca e Paulo Martins
9:00 às 12:00h.

Oficina de Jornalismo Científico II -Elaboração de Matérias

Prof. Dr. Marcelo Leite
14:00 às -15:50 h.

Políticas Públicas e Sociedade

Profs. Drs. Pedro Luiz Barros Silva e Geraldo Giovanni
16:00 às 17:10 h.

 

- Primeiro semestre de 2008:

Comunicação Institucional

Profa. Dra. Graça Caldas
9:00 às 10:30 h.

Seminários de Ciência & Cultura

Prof. Dr. Carlos Vogt
10:50 às 12:10 h.

Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

Profa. Dra. Eni Orlandi
14:00 às 15:50 h.

Trabalho de Conclusão de Curso

Prof. Dr. Marcelo Knobel
16:00 às 17:10 h.

 

- Disciplinas - Ementas

  • Oficina de Jornalismo Científico I: Introdução as Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística.
    Responsáveis: Profs. Drs. Amarildo Carnicel e Vera Regina ToledoCamargo

Ementa:

Esta disciplina introdutória aborda os critérios para a seleção da notícia, assim como as técnicas de entrevista e pesquisa. As estruturas do texto e da redação serão enfatizados (lead, pirâmide invertida e gêneros jornalísticos). Busca dar um suporte às técnicas jornalísticas.

Programa:

Critérios científicos e jornalísticos de validação da mensagem jornalística

Critérios de seleção das fontes

Seleção da matéria jornalística

Elaboração da mensagem jornalística

Critérios de redação jornalística

 

  • Ciência, Tecnologia e Sociedade
    Responsáveis: Profa. Dra. Maria Beatriz Bonacelli e Prof. Dr. Sérgio Queiroz

Ementa:

Esta disciplina apresenta, através de conteúdo histórico/analítico, o desenvolvimento científico e tecnológico desde a primeira Revolução Industrial até os dias de hoje. Discute as relações entre ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico e social, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Analisa o debate atual sobre organização da pesquisa e as transformações em curso e seus impactos nos países em desenvolvimento.

Programa:

A transição ao capitalismo industrial

Emergência das indústrias baseadas na ciência

Ciência, tecnologia, Estado e grandes corporações: a era da Big Science

Conceitos e formas de organização da pesquisa

Atores e espaços da ciência e da tecnologia no contexto atual

Os sistemas de C&T em países desenvolvidos

Características de Sistemas de C&T em países em desenvolvimento

Sistemas de C&T no Brasil

Progresso técnico e marginalização social

A C&T no centro da crise mundial

 

  • Fontes de Informação em Ciência e Tecnologia
    Responsáveis: Prof. Dr.Marcelo Knobel e Yuri Castelfranchi

Ementa:

Conceito de banco de dados em C&T. Avaliação das fontes de informação existentes em C&T (arquivos da Fapesp, CNPq, CAPES, etc) e sua adequação às necessidades dos jornalistas e divulgadores. Utilização da internet como ferramenta para o jornalista: os programas de busca, o hipertexto, correio eletrônico e sites nacionais e estrangeiros de C&T. O acesso às fontes. A seleção da informação. A compreensão crítica da informação. Como não ser instrumentalizado pelas fontes.

Programa:

Principais fontes de informação científica para o jornalista.

Critérios científicos e jornalísticos de validação da informação.

Critérios de seleção das fontes de informação.

Fontes “tradicionais” de informação científica: livros, artigos, entrevistas com cientistas, pesquisas de opinião etc.

Fontes de informação em novas tecnologias de comunicação.

Mecanismos de busca da informação na internet.

Elaboração de bancos de dados relacionais de informação científica.

Uso do correio eletrônico para entrevistas à distância.

Fontes de informação nas listas de discussão da Internet

 

  • História da Ciência & da Tecnologia
    Responsáveis : Profas. Dras. Maria da Conceição da Costa e Lea Velho

Ementa:

A visão clássica da ciência e variantes mais recentes que conformaram a sociologia do conhecimento. Modelos filosóficos da evolução da ciência e seu impacto sobre a sociologia da ciência e a política científica. A tradição estrutural-funcionalista mertoniana, a tradição marxista inglesa; a nova sociologia e a antropologia do conhecimento científico. Enfoques comuns e interações entre a sociologia da ciência e a sociologia da tecnologia, refletindo sobre as semelhanças e diferenças dos processos cognitivos individuais e coletivos da ciência e da tecnologia. O surgimento da cientometria, os problemas da avaliação da pesquisa, problemas sociais e éticos da ciência e da tecnologia.

Programa:

Sociologia do conhecimento e sociologia da ciência:

Emergência e institucionalização da ciência moderna.

A visão clássica da ciência.

Normas e valores da ciência.

Estrutura e organização da ciência.

Diversidade e conflito nos estudos sociais da ciência e da tecnologia.

Estudos sociais da C&T e seu uso em política científica e tecnológica.

Análise quantitativa da ciência e da tecnologia.

Análise qualitativa da ciência e da tecnologia.

A interação entre ciência e tecnologia.

Ciência e tecnologia como “expertise” e as políticas públicas.

 

  • Oficina de Multimeios
    Responsáveis: Profs. Drs. Adilson Ruiz, Fernando Tacca e Paulo Martins

Ementa:

A disciplina pretende, através da observação crítica e experimental, refletir sobre o processo de criação e confecção de produtos jornalísticos vigentes nos meios de comunicação de massa, observando as particularidades de cada um, com o objetivo de oferecer ao aluno conhecimento para avaliar e desenvolver novos formatos, aplicados ao jornalismo científico, com ênfase na discussão sobre a tradição documentária em divulgação científica.

Programa:

O conteúdo será desenvolvido em três blocos:
1. Contextualização:
Imagem, Ciência e Significação
História e Linguagem dos Multimeios

2. Instrumentos de expressão
Abordagens analíticas da imagem técnica estática: fotografia
Abordagens analíticas da imagem técnica em movimento: cinema
Abordagens analíticas da imagem técnica em movimento: vídeo
Abordagens analíticas da imagem técnica em movimento: televisão
Abordagens analíticas da imagem técnica digital: os meios eletrônicos

 

  • Oficina de Jornalismo CientíficoII - Elaboração de Matérias
    Responsável: Prof. Dr. Marcelo Leite

Ementa:

Análise e avaliação crítica de programas de divulgação científica nos meios eletrônicos. Exercícios práticos para os meios eletrônicos, incluindo a formulação e execução de projeto editorial de um veículo eletrônico (revista, documentário televisivo, ou programa de rádio) dedicado à divulgação científica.

Programa:

Textos selecionados de jornalismo e divulgação científica na mídia impressa para leitura, análise e revisão crítica em sala de aula.
Seleção de pautas de temas científicos da atualidade para produção de matérias jornalísticas.
Levantamento de informações por meio de entrevistas com cientistas, pesquisadores, especialistas, e técnicos. Pesquisa em periódicos científicos, revistas especializadas, e na internet.

 

  • Seminários e Ciência & Cultura
    Responsável: Prof. Dr. Carlos Vogt

Ementa:

Essa disciplina é constituída, como o próprio nome indica, de seminários sobre o tema das relações entre ciência e cultura, entendida esta tanto no sentido estético como no sentido sociológico e antropológico do termo. Serão convidados jornalistas, cientistas, ensaístas, pensadores da cultura, da ciência e da tecnologia e da dinâmica de suas relações com a sociedade, em particular, no processo, bastante característico da atualidade, de transformação do conhecimento em valor econômico.

Programa: Temas de Ciência e Cultura

O papel da imprensa e da mídia na divulgação da ciência

A relevância social do jornalismo científico

Ciência, ciência aplicada e tecnologia

Há limites para o conhecimento?

Ciência e Cultura

Linguagem científica, metáforas, ciência e poesia

Os caminhos do entendimento público da ciência: divulgação, popularização, alta divulgação

A produção científica e tecnológica no Brasil

O jornalismo e a divulgação científica no Brasil

Por que o cientista procura, cada vez mais, fazer-se entender pela sociedade?

O jornalista pode, com pertinência, falar de ciência?

 

  • Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia
    Responsável: Profa. Dra. Eni Pulcinelli Orlandi

Ementa:

O objetivo do curso é compreender como um texto jornalístico-científico produz sentidos. Correlatamente, pela análise discursiva, visamos compreender como esses textos são lidos (interpretados) a partir do modo como estão constituídos.
A compreensão da produção e do modo de interpretação desses textos supõe que saibamos analisá-los em sua materialidade e em seus mecanismos de funcionamento que resultam do fato de que, para significar, a língua tem de se inscrever na história. Assim, nosso objeto de estudo é o discurso pois é no discurso que se pode observar a relação entre a linguagem e a exterioridade, a historicidade.

Programa:

A noção de discurso e de análise de discurso

A questão do sujeito e da autoria na linguagem

O funcionamento discursivo na mídia impressa

O funcionamento discursivo na mídia eletrônica

Discurso, história e ideologia

Discurso e texto

Dispositivos de interpretação: a do analista e a do produtor/leitor

O leitor real, o leitor virtual e a história das leituras

A articulação interpretativa entre jornalismo, ciência e tecnologia: o discurso de divulgação científica.

Discurso e silêncio: O dito e o não dito, as interdições e seus efeitos

 

  • Comunicação Institucional
    Responsável: Profa.Dra.Graça Caldas

Ementa:

A disciplina propõe discutir as questões relacionadas com a assessoria institucional, enfatizando o formato, conteúdo e a divulgação científica presente nos centros, laboratórios e instituições. Também é pensado desenvolver material para pautar a mídia.

Programa:

Organização de uma assessoria comunicacional

A comunicação institucional e suas interfaces com a sociedade

Elaboração de projetos comunicacionais

Atendimento à mídia e ao público

 

  • Instituições e Políticas de Ciências & Tecnologia
    Responsáveis: Profas. Dras. Maria Conceição da Costa e Maria Margaret Lopes

Ementa:

A visão clássica das instituições de políticas científicas e sua evolução. O impacto sobre a sociedade da ciência e a política científica. A tradição estrutural-funcionalista mertoniana, a tradição marxista inglesa. Enfoques das políticas científicas e o surgimento da cientometria e os problemas da avaliação da pesquisa, problemas sociais e éticos da ciência e da tecnologia.

Programa:

Emergência e institucionalização da ciência

Normas e valores da ciência

Estrutura e organização da ciência.

Diversidade e conflito nos estudos políticos da ciência e da tecnologia.

A interação entre ciência e tecnologia.

Ciência e tecnologia como “expertise” e as políticas públicas.

 

  • Políticas Públicas e Sociedade
    Responsáveis: Profs. Drs. Pedro Luiz B. Silva e Geraldo Di Giovanni

Ementa:

Pretende discutir as relações existentes entre as ações políticas e as necessidades da sociedade, contrapondo com analises de projetos na área. Discutindo como a sociedade se articula.

Programa:

Discutir os principais temas da atualidade relacionados com a ciência

 

  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Responsável: Prof. Dr.Marcelo Knobel

Ementa:

Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso

 

Veja também:

 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Cid.Univ."Zeferino Vaz" Préd.Reit. V 3ºpiso CEP 13083-970
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599