.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Produção
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
   
 

   Revistas

.


Revista do Edicc

A Revista do Edicc é uma publicação do programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/IEL. Disponibiliza artigos resultantes dos trabalhos apresentados ou discutidos no Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (Edicc).

Os artigos constituem versões do estado atual de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado apresentados nas sessões de trabalhos do evento, e de professores e pesquisadores convidados para palestras, conferências e debates, além de relatos de experiências e de propostas artísticas de divulgação científica e cultural.

Clique na imagem para visualizar os volumes 1 e 2.

ComCiência

A revista é uma publicação eletrônica mensal www.comciencia.br/comciencia que trata de assuntos ligados a todas as áreas das ciências e é produzida pelo Labjor-Unicamp, desde agosto de 1999. A revista caracteriza-se por ser um importante espaço de experimentação da escrita e pensamento no campo do jornalismo científico no Brasil, bem como na formação dos profissionais que se dedicam a área. Com o apoio da Fapesp, por meio do Mídia Ciência, o Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico criado em 1999, os alunos desenvolvem projetos em que experimentam, simultaneamente, o papel de jornalistas, vivenciando o ambiente de redação no Labjor, e de assessores de imprensa, atuando junto a grupos, laboratórios e instituições de pesquisa as mais diversas do estado de São Paulo. Desde julho de 2000 é produzida em parceria com a SBPC.

Todas as edições completas da ComCiência continuam online.

Ciência & Cultura - Temas e Tendências

A revista Ciência e Cultura nasceu em 1949, um ano após a fundação do SBPC. Em 1991, a revista passou a ser publicada trimestralmente, em inglês. Pouco depois, em 2000, o Conselho Deliberativo da SBPC, durante a reunião anual da Sociedade, decidiu que a revista deveria voltar a ser publicada em português, desta vez seguindo uma linha mais temática.

Em julho de 2002, a revista, agora com o binômio "temas e tendências" voltou a ser publicada em português, com um novo projeto gráfico e com a função de contribuir para o debate consequente dos grandes temas científicos da atualidade e de atrair a atenção das novas gerações de pesquisadores e pensadores em formação para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas, tratados sempre numa visão multidisciplinar. A revista busca ainda estabelecer, sempre que possível, uma sintonia entre os temas escolhidos e aqueles da agenda das reuniões da SBPC.

Nesta nova prática, Ciência e Cultura - Temas e Tendências dimensiona o alcance da ciência e tecnologia, situando-se como espaço de reflexão de temas candentes, por meio de uma linguagem jornalística capaz de democratizar o acesso a esses temas.

A revista é composta por um Núcleo Temático constituído de artigos, com diferentes enfoques, escritos por especialistas, sobre um tema eleito, e por Notícias e Atualidades nacionais e internacionais na área de ciência, tecnologia e cultura, com contexto geral das principais discussões em cena no universo científico.

A revista tem como público alvo principal os estudantes de pós-graduação de todo o país, distribuídos por todas as áreas do conhecimento, o que constitui um número aproximado de 55 mil pessoas, e pesquisadores já formados e em atuação nas universidades, instituições de pesquisa e empresas, o que corresponde a cerca de 60 mil pessoas.

Em 2003 a revista passou a ser também disponibilizada na versão eletrônica, seguindo a metodologia da SciELO.

Conecta

A revista Conecta foi produzida pelo Labjor e lançada durante o seminário Conecta 2008. A publicação faz parte das atividades de divulgação do PIT-SP (Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo). Hoje, as três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e dois institutos de pesquisa – IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) e Ipen (Instituto de Pesquisas Energética e Nucleares) integram o PIT.

Em uma publicação única e impressa, a revista Conecta aborda, em 84 páginas de reportagens, entrevistas e artigos, novas experiências de aproximação entre institutos de pesquisa e mercado. Assim, pode se tornar um importante instrumento para reflexão em um momento em que a inovação se torna um elemento imperativo para aumentar a competitividade.

O download da revista está disponível no site do PIT.

Inovação Uniemp

Inovação UNIEMP foi uma publicação trimestral, impressa, elaborada pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp até 2010 com a função de contribuir para o debate conseqüente dos temas científicos e tecnológicos da atualidade, articulados com os processos de inovação, e atrair a atenção de empresários, pesquisadores e estudantes, para uma reflexão continuada e sistemática sobre tais temas e suas conseqüências para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesse sentido, o mote da revista pode ser resumido no dístico Inovação e Cidadania.

A publicação, lançada em abril de 2005, tornou-se um espaço de informação e reflexão de temas ligados ao desenvolvimento tecnológico. A cada edição foram publicadas reportagens sobre os
diferentes setores da economia, além do destaque às ações cidadãs das empresas. A revista teve como um grande diferencial uma seção de serviços que trouxe, entre outros assuntos, os passos para a criação do Índice Brasil de Inovação, fruto da parceria entre Unicamp, Uniemp e Fapesp, para caracterizar as empresas do setor industrial quanto à sua atuação efetiva na questão da Inovação no Brasil. Trouxe ainda entrevista, artigos e seções de notas de lançamentos na área tecnológica e sobre assuntos relacionados à propriedade intelectual.

Patrimônio - Revista eletrônica do Iphan

Patrimônio - revista eletrônica do Iphan, produzida até 2007 pelo Labjor, foi dedicada às questões da memória e da cultura, material e imaterial.

Assim como outras publicações do Labjor, a Patrimônio aproximou pesquisadores e o numeroso público frequentador da internet que se interessa por ciência e cultura. O público atingido foi bastante amplo, englobando desde estudantes de segundo grau até acadêmicos das ciências humanas e de outras áreas. "A preservação se fundamenta em conhecimento especializado, que é primordialmente desenvolvido no ambiente acadêmico. Mas a atividade técnica - que é a missão institucional específica do Iphan - apenas ganha sentido pleno quando os resultados dessas pesquisas retornam à experiência social da população que reconhece, nos bens preservados, as suas próprias referências culturais. Sem a mediação do jornalismo científico, dificilmente o grande público - mesmo o universitário - teria meios de aprofundar o conhecimento das questões do patrimônio", afirma o presidente do Iphan, Antonio Augusto Arantes, em carta aos leitores.

O site teve atualização semanal nas seções de notícias e agenda e bimestral nas seções de reportagens, artigos, entrevistas, memória e fototeca. As seções de reportagens e artigos formaram um dossiê temático.

Revista Luz

A revista eletrônica da CPFL Cultura é parte de uma estratégia para propiciar o debate e a reflexão sobre os grandes temas da contemporaneidade, estimulando a circulação da produção intelectual que hoje já está consolidada no Café Filosófico CPFL.  Com a revista LUZ pretendeu-se consolidar essas reflexões, expandindo o debate e aprofundando o papel da CPFL Cultura como fomentadora do diálogo dos temas cruciais do século XXI. luz.cpflcultura.com.br

 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Rua Seis de Agosto, 50 - Reitoria V, 3º piso CEP:13083-873 Campinas, SP, Brasil
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599