.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Produção
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
   
 
   Programas Televisivos

.


Desde o início de suas atividades, a equipe do Labjor, composta por seus pesquisadores e alunos do curso de jornalismo científico, tem realizado atividades em parcerias com empresas de comunicação com o objetivo de ampliar cada vez a divulgação científica nacional.

Entre os resultados dessas parcerias, estão os programas televisivos Brasil Pensa (TV Cultura), Ponto de Ebulição (Canal Futura) e o GloboCiência (Rede Globo).

Ponto de Ebulição

Programa de televisão com o objetivo de identificar a produção científica nacional, situando-a no cenário internacional, mostrando a importância do desenvolvimento científico e tecnológico para o progresso econômico do país. Visa, também, estabelecer uma ponte entre o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica e a sociedade, mostrando a importância do conhecimento no desenvolvimento social, despertando interesses de jovens estudantes e pesquisadores e trazendo informação qualificada para a população em geral.

A idéia é apresentar os principais programas de ciência, tecnologia e inovação em desenvolvimento no Brasil, entrevistando pesquisadores, empresários e personalidades e mostrando as instituições que se destacam, nas diferentes áreas do conhecimento, e como os resultados dessas pesquisas poderão modificar o cotidiano das pessoas, a imagem e o prestígio do país.

Ponto de Ebulição foi elaborado em parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor, da Unicamp e o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, com o patrocínio principal da Petrobras, contando, ainda, com o apoio da Fapesp, da Siemens e do Instituto Uniemp.

O programa Ponto de Ebulição continua no ar, no Canal Futura, sendo reprisado nos seguintes horários:

Aos domingos:
0h30 e às 15h30
Às terças:
14h30
Às quintas:
23h00
Às sextas:
16h00
Aos sábados:
1h30

Confira a relação de temas

Brasil Pensa

O programa Brasil Pensa, no ar de 1994 a 2000, teve suas gravações encerradas após terem sido produzidos cerca de 140 programas, reunindo os mais importantes intelectuais, cientistas, pesquisadores, empresários, homens públicos e sindicalistas do país. Mais de 500 convidados participaram dos debates coordenados pelo economista Luciano Coutinho.

Brasil Pensa foi um dos únicos programas da televisão brasileira que se propôs a discutir a produção científica nacional. A idéia foi estabelecer uma ponte entre o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica e a sociedade. Foi produzido pelo Labjor em conjunto com o Instituto Uniemp e contou com o apoio institucional da Unicamp, USP, Unesp, PUC-SP, Mackenzie, Finep, Fapesp enquanto foi veiculado pela TV Cultura de São Paulo, e contou ainda com o patrocínio da Volkswagen e Petrobras.

Globo Ciência

O programa Globo Ciência, produzido pelo Canal Futura e veiculado pela Rede Globo, é direcionado a um público pré-adolescente e vai ao ar uma vez por semana. O Labjor elaborou conteúdo e fez o acompanhamento da produção dos roteiros nos seguintes programas:

Sapato, musculação, morcegos/radar, linguagem, eleições, água, fome, previsões, crescimento, epidemias, vento, asas da borboleta, família, pesca, balão, expedições,superpoderes, identidade, vida no espaço, sabão, usinas nucleares, sementes e clonagem.

 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Cid.Univ."Zeferino Vaz" Préd.Reit. V 3ºpiso CEP 13083-970
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599